SOS: Danos da Maquiagem

25 de setembro de 2010
você está lendo SOS: Danos da Maquiagem

Que maquiagem causa problemas para sua pele, não é novidade. Mas o que muita gente não sabe e também não explica é como retardar o envelhecimento, diminuir as espinhas, tirar as manchinhas, tratar Tersol ou diminuir poros. Quando você se maquia com freqüência, está exposta a obter esses probleminhas chatos. Ninguém está imune a isto, portanto eu resolvi ir pesquisar algumas coisas para tratar a pele, inclusive máscaras que podem ajudá-la a respirar novamente.

É importante lembrar que todos esses problemas têm de ser tratados porque senão eles permanecem e podem aumentar em grande escala. A Acne, por exemplo, pode passar para um grau mais profundo e causar cicatrizes fortes na sua pele. O Tersol pode permanecer na pálpebra e só ser retirado com cirurgia. Cuidado com os tratamentos!

Tersol ou Terçol

Certo dia, pela manhã, você acorda e percebe que sua pálpebra está com uma dorzinha chata quando você pisca. Você olha no espelho e lá está uma bolinha avermelhada que deixou a impressão de que você chorou a noite inteira. Aquela bolinha é conhecida como Tersol e existem vários mitos populares sobre o aparecimento dela. Tersol é provocado por uma infecção das glândulas da pálpebra, localizadas perto dos cílios, deixando-as inchadas, quentes e vermelhas. Os tersóis em geral desaparecem sozinhos, mas em alguns casos exigem um cuidado especial. Usar maquiagem de outras pessoas, deixar outras pessoas usarem sua maquiagem, passar o dedo sujo nos olhos, esfregá-los e, claro, dormir com maquiagem ou não retirá-la corretamente podem causar o Tersol. Portanto, vamos aprender um jeito para fazer seu Tersol desaparecer logo. Como Tratar? Mantenha sua pálpebra sempre limpa. Para lavá-la, utilize shampoo de bebê diluído em água comum ou água Boricada. Depois de limpa, esquente uma toalha ou pedaço de pano limpo e faça compressa sobre ela. Leva de três dias a uma semana para desaparecer. Se seu Tersol permanecer, procure um dermatologista para que ele receite uma pomada.

Acne

O problema, a preocupação, a coisa mais chata da adolescência. A Acne é dor de cabeça para milhares de garotas, principalmente as que se maquiam, isso porque é na adolescência quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas. Aí você já sabe… Manchas, cravos pretos, espinhas monstruosas, vermelhas, roxas e aquela sensação horrorosa de estar com algo feio na pele. Mas, se o nosso probleminha parasse nesse nível e sumisse, tudo estaria bem, até porque a espinha comum – vermelha com pontinha amarela – leva até uma semana para desaparecer. Infelizmente não é assim! Em alguns casos, as espinhas podem tomar conta do seu rosto, te deixar maluca e, claro, com cicatrizes profundas na pele.
Como Tratar? Dependendo do grau da sua Acne, os tratamentos variam. Para te ajudar, só mesmo o seu dermatologista. É ele quem vai saber o que fazer e como proceder com o tratamento. Os níveis mais leves de Acne são tratados com cremes e sabonetes com componentes especiais que servem para tirar a oleosidade da pele. Com o tempo a Acne vai sumindo gradualmente. Até alcançar um medicamento que funcione na sua pele, leva um certo tempo. Por isso nem sempre o creme que sua amiga usa serve para você. Já os graus mais profundos de Acne (e mais perigosos) são tratados com medicamentos por via oral que, normalmente, são fortíssimos e podem causar efeitos colaterais como queda de cabelo, sensação de secura nas narinas e até mesmo tonturas. A esfoliação, limpeza de pele, higienização correta, alimentação balanceada são dicas que ajudam na hora de evitar a Acne. Cutucar os cravos e espinhas e também se estressar causam um mal enorme para sua pele!

Cicatrizes

É muito comum que a Acne deixe cicatrizes na pele. Normalmente os poros ficam grandes ou aparecem leves cavidades na pele. O que é esteticamente feio. Para as pessoas que passam por casos mais graves de Acne, a pele fica cheia de grandes cicatrizes que nem com maquiagem forte é possível disfarçar.
Como Tratar? Os tratamentos variam muito. O Preenchimento consiste na aplicação de uma substância que aumenta o volume da pele onde está a cicatriz, fazendo com que ela cresça e se iguale à pele ao redor dela. Também existe a Subcisão, o Peeling Químico. Todas utilizam substâncias químicas e, portanto, você não pode sair ao Sol nem ficar exposta ao mormaço durante os tratamentos. Dermabrasão, Microdermabrasão, Laser e Laser Fracionado são tratamentos muito mais fortes que removem a epiderme e parte da epiderme para o nascimento de novas camadas. Estes tratamentos normalmente têm um custo alto.

Receitas Caseiras

Além dos problemas e seus tratamentos químicos e estéticos, também existem aqueles tratamentos caseiros que fazemos com produtos naturais e que costumam funcionar muito bem. Seja para ter uma pele mais iluminada, para refrescá-la ou simplesmente cuidar dela. Receitinhas caseiras são infalíveis!

· Máscara para pele oleosa: Amasse ¼ de banana verde, adicione uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa da solução adstringente. A mistura tem que ficar homogênea e cremosa.
· Máscara para pele com acne: Adicione ½ xícara de chá de adstringente à argila até dar um ponto cremoso. Acrescente dez gotas de própolis. Passe no rosto e deixe de 15 a 20 minutos. Molhe os dedos com a solução adstringente e faça uma leve esfoliação por dois minutos. Enxágüe com água fria.
· Máscara para pele seca: Amasse duas colheres de sopa de abacate, misture com uma colher de chá de mel e adicione iogurte até ficar uma mistura cremosa. Aplique no rosto e deixe de 15 a 20 minutos. Retire com água fria.
· Máscara para pele desvitalizada ou envelhecida: Amasse e misture uma colher de abacate, uma colher de polpa de açaí, um morango e uma colher de sopa de mel. Passe no rosto e deixa-a agir de 15 a 20 minutos.

Alimentação

Você provavelmente já ouviu falar que você é o que você come. Isso não se limita aos cabelos e à saúde. A boa alimentação também ajuda a sua pele a ficar mais jovem, forte e bonita. Precisamos de certas vitaminas para que nosso metabolismo esteja sempre em bom funcionamento.

Vitamina A, que é encontrada em frutas de cor laranja e vegetais de folhas verde-escuras, auxilia a integridade e a força das células da pele, deixando-a mais forte. Vitaminas do Complexo B regulam as glândulas sebáceas, ou seja, trata a oleosidade da pele diminuindo as Acnes. Elas são encontradas em grãos integrais, leite e seus derivados, carne magra, etc. A famosa Vitamina C, que achamos em frutas cítricas, ajuda a cicatrização da pele, recuperando com mais facilidade cortes e feridas. Ela também é Antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento precoce da pele.

Evitar comer frituras, chocolate e guloseimas ajuda a manter a pele bonita? Sim. Beber água funciona? Sim. Se manter longe de tanta coisa gostosa é difícil, mas se esforçar para pensar no futuro é o mais importante de tudo. Afinal, não queremos chegar na velhice com uma pele flácida ou cheia de manchas causadas pelo tempo e pela falta de cuidados.

Cuidar de você é o mais importante e o que te deixa mais bonita todos os dias. A Maquiagem é algo que valoriza essa beleza e não o que te torna bonita!

E você, tem dicas para mandar para a gente? Já passou por alguma experiência do tipo? Tem alguma dúvida? Escreve para mim nos comentários ou pergunte via Twitter com na tag #ddq!