você está lendo O pretinho básico na fotografia!

Se na moda existe o pretinho básico, na fotografia ele equivale ao nosso querido preto e branco, conhecido também pela sigla p&b ou mesmo b&w (de black and white). Mas existe um certo tabu de que o preto e branco é cafona e que já era pra ter ficado no passado já que a fotografia em cores surgiu. Se você já viu declaração mas sem pé nem cabeça do que essa você está de parabéns.

Num tempo onde as fotos eram coloridas, muitos apelavam para a pintura artística ou das próprias fotografias. O curioso é que mesmo depois do surgimento das cores nesse ramo o preto e branco ficou, e ficou pra não sair mais. Há quem diga que ele só é ideal na hora de retratar o retrô, o vintage, o antigo. Mas pelo contrário, a falta das cores está nos editoriais de moda (muitos feitos inteiramente monocromáticos), nas propragandas, nos filmes, nos clipes e em muitos outros meios. Além do antigo, ele pode representar seriedade, tristeza, ou mesmo o sexy e o poder.

É claro que nem todo preto e branco é igual. São duas cores, mas entre elas existe uma quantidade infinita de tons de cinza e são eles que vão fazer a diferença na sua foto. Pra conseguir um efeito de preto e branco mais antigo, o ideal é não deixar sua foto muito escura; os pontos mais pretos devem ficar num cinza escuro, mas não preto. Em contra partida, as partes mais brancas devem ficar num cinza claro, mas não branco. Pra um preto e branco mais “atual”, invista no contraste: partes escuras bem escuras e partes claras bem claras, mas nada de exagero pra não estragar tudo. Dá uma olhada nos exemplos:

E aqui vai uma super dica pros usuários do Photoshop: a partir da versão CS3, o programa disponibiliza a função Black & White (para encontrá-la vá em Imagem > Ajustes > Black & White). A ferramenta te dá a opção de deixar cada cor da foto num tom mais escuro ou mais claro de cinza. Por exemplo: se você quer uma pele mais escura, deve escurecer um pouco os Amarelos (Yellows) e os Vermelhos (Reds). É só ir brincando que você vai achar um efeito bem legal.

No fim das contas deu pra perceber que não há nada de cafona em ter uma foto preto e branca aqui ou outra ali. Só não é legal deixar a foto sem edição nenhuma, apenas colocá-la no p&b; a aparência vai ficar quase sempre bem morta. E é claro, não use a mesma coisa em todas as fotos porque fica cansativo (a não ser que o objetivo seja um álbum ou um projeto todo monocromático). Na dúvida de qual roupa sair você vai de pretinho básico. Na dúvida depois de testar todos os efeitos possíveis naquela foto, você vai de preto e branco que não tem erro!

Fotos: Tumblr, Cher?sse, Super Pipo e Jack Toohey.