você está lendo Entre Amigas: Não sou tão bonita quanto elas

Gabi, 15 anos, São Paulo. Estou escrevendo esse e-mail porque eu preciso realmente desabafar com alguém, e no meu caso, nem minhas amigas entenderiam. O meu grande problema é com a minha auto-estima (se é que ela existe). Às vezes eu até me acho bonita, mas chego perto das minhas amigas e percebo que sou horrível, porque, de verdade, elas são muito bonitas.

Oi Gabi, tudo bem? Espero conseguir te ajudar. Para começar, quero te pedir que não fique se comparando com suas amigas. Cada um tem sua singularidade e não é justo você se comparar com outras pessoas, porque você SEMPRE vai encontrar diferenças. E o que é pior: se continuar achando que é feia perto delas, você vai começar a se sentir cada vez pior.

Também tenho aqueles momentos que eu me olho no espelho e choro por simplesmente me achar feia demais. Perdi as contas de quantas vezes tomei a decisão de nunca mais sair de casa com minhas amigas pra me divertir, porque ficava encanada pensando que as pessoas me comparam a elas. Porém, eu sou extrovertida e nunca consigo ficar longe de toda diversão, o que acaba me deixando mal depois.

Posso te sugerir uma coisa? Pare em frente ao espelho e concentre nas suas qualidades (físicas ou não). Pense naquela marca que te deixa ainda mais sexy ou naquele seu jeito de lidar com as coisas muito mais fácil do que outras pessoas. Não se prive do mundo! Não se esconda da sua própria diversão, da sua vida social simplesmente porque não se acha bonita. Daqui um tempo você vai achar isso um enorme erro!

Não gosto de me sentir assim e eu sei que não sou bonita, mas quando digo isso pra alguém, ninguém entende (o que me deixa pior), até que chega ao ponto de eu ficar encanada de que tudo de ruim acontece comigo é por eu ser feia (tipo quando nunca fico com ninguém e elas sempre tem muitos caras em volta delas ou também quando não sou chamada para alguma festa).

É o clichê mais impagável do mundo, mas eu sou obrigada a concordar: Se você não se amar, não se achar linda, ninguém vai fazer isso também. A gente é o que a gente reflete para o mundo. Se você reflete essa sensação de que se acha a pior pessoa, o mundo vai começar a te achar também. E outra: beleza física não é nada. É outro clichê, mas de nada adianta um corpo escultural e um rosto de boneca se você não tem nada no cérebro e nem no coração.

Sou “bv” e não me preocupo muito com isso não, mas acho que nunca beijei ninguém por não ser bonita. Em um dia desses, eu fui num aniversário e estava bem bonita, todos me disseram isso, mas na festa, não fiquei com ninguém. Será que mesmo quando estou bonita as pessoas me vêem do meu jeito “normal”? Por favor, eu só preciso de um conselho. Obrigada, Gabi.

Gabi, veja bem: as pessoas não enxergam (ou pelo menos não deveriam enxergar) só beleza exterior. Quando você sair ou simplesmente levantar todos os dias, diga a si mesma que está deslumbrante, que está linda! E quanto ao fato de ainda não ter dado o primeiro beijo, relaxe. A pessoa certa para isso vai aparecer e ela vai ficar com você porque te acha uma pessoa muito interessante! Tenho certeza que você não quer que isso aconteça com qualquer um, não é mesmo? Veja bem, levantar se achando feia uma vez ou outra é normal e todo mundo passa por isso. Só não deixa esse tipo de coisa se tornar comum, me entende? Se valorize mais, faça coisas que te alegre, viva intensamente! Se arrume, se moqueei para simplesmente ficar em casa. Se olhe no espelho e mesmo que AINDA não consiga ver, diga para si mesma que é maravilhosa. Essas coisas podem ajudar um pouco.

Espero de verdade que você melhore, viu? Um beijo para você.

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. Afinal, estamos sempre Entre Amigas!