você está lendo Entre Amigas: Ele é mais novo do que eu!

ele-e-mais-novo

Liz, 16 anos, São Paulo – Decidi escrever porque estou meio perdida e precisando de um conselho, então espero que me ajudem. Tem um menino que está gostando de mim, quer dizer, ele não disse “eu gosto de você”, mas ele chegou a pedir conselhos para minha melhor amiga, a querer saber mais sobre mim e até mesmo a pedir que eu desse a ele uma chance. Só que ele é um ano mais novo que eu.

Oi Liz, tudo bem? Espero poder te ajudar mesmo! Bom, se ele pediu que você desse uma chance, é porque de fato ele quer algo com você. Um cara não vai atrás da sua melhor amiga para saber de você em vão e ele pode ter ido nela primeiramente por pura timidez. Mas parece que você acha a idade dele um problema e eu quero te pedir que analise ele, primeiramente, antes de julgá-lo pela idade.

E há outro problema: eu não sei se gosto dele.  Às vezes acho que sim, porque acho que sinto ciúmes quando o vejo conversando com outras garotas e tudo mais, e sinto falta quando passamos o dia inteiro sem conversar e a mandar mensagens um para o outro. É meio estranho.

Eu demorei muito, mas com o tempo eu aprendi que ter ciúmes de alguém não é sinônimo de gostar dessa pessoa. O fato de saber que alguém se interessa por você pode te deixar confortável o suficiente para sentir sim ciúmes (e essa sensação estranha) toda vez que acha que pode perdê-lo para outras garotas ou toda vez que simplesmente não se falam em um dia. É como se você sentisse que pode perder toda essa atenção que ele te dá e nessas horas você reage com ciúmes mesmo não sabendo se também sente algo pelo garoto.

Se não sabe se gosta dele, então pensa bem e tenta entender isso que sente. É só ciúmes ou você se sente atraída pela pessoa que ele é? Você gosta dele ou gosta do que ele parece fazer por você?

Penso que talvez eu tenha medo de dizer sim a ele. Sei lá, deve ser porque ele é um ano mais novo do que eu e eu tenha medo do que os outros vão pensar ou falar. Eu já disse que deveríamos ser apenas amigos, mas é como se não houvesse esse meio termo entre nós. Não sei o que eu faço, só sei que não posso ficar enrolando para sempre.

Liz, é como eu te disse: primeiramente, pensa no que sente e depois que decidir isso, pensa no que vai fazer de agora em diante. Se não gosta dele, então não deixa essa história ir para frente. Agora, se acha que gosta, então quero que pense se acha mesmo que um ano de diferença é tanta coisa a ponto de atrapalhar vocês. Você não comentou o grau de intimidade que vocês já têm e se ainda está nessa fase de conquista ou se pensam em algo mais sério, mas leva em consideração a maturidade dele em vez de pensar só na idade. Que seja um ou dez anos de diferença, mas se tem algo especial então a idade não tem e não vai atrapalhar. Pelo contrário! Ela pode somar experiências e aprendizados para vocês dois.

Não fica pensando no que os outros podem achar e siga seu coração. E não fica “enrolando” ele também não. Você tem que se decidir e eu tenho certeza de que vai fazer a coisa certa. Um beijo e boa sorte!

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. E lembrem-se: estamos sempre Entre Amigas!