* O que é Publicidade?
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. #qisso? Você cria, cuida e divulga marcas, produtos, campanhas e serviços. Na verdade publicidade é um termo que pode englobar váárias áreas como: difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.
* Como eu sei que levo jeito?
Você mexe no photoshop? Você gosta de criar coisas novas? É apaixonada por fotografia? É antenada no mundo e curte estar sempre atualizada? Se as respostas foram todas sim você tem grande chance de ser uma boa publicitária, mas preste atenção: saber fazer alguns efeitos e ler blogs dos outros não é o suficiente se você quer mesmo ser uma publicitária de sucesso deve ter sempre novas ideais inovadoras o bastante para se sobressair de outras tantas. Esse é o segredo, essa é minha meta.
* Onde eu vou trabalhar?
A maior parte dos estudantes de direcionam para à televisão aberta (56%), seguida por jornal (24%), revista (10%) e rádio (5%). A propaganda em TV por assinatura, outdoor e outras mídias fica com os 5% restantes.
É obvio que a maioria das adolescentes sonham em trabalhar com essa área. Ainda existe a falsa ilusão que profissão super colorida e fácil! Nenhuma profissão é assim, tira isso da cabeça ok? Para você realmente ter sucesso vai ter que ralaaaaaar muuuuuuito! Engolir muito sapo. Trabalhar nessa área requer alguns cuidados… Você deve ter muita auto-confiança, porque? Você vai estar trabalhando com o publico, e nem sempre ele esta ao seu favor. Sei que o certo é ignorar e ter a tal da auto-cofiança! Conheço várias pessoas que trabalham nessa área e já até me alertaram: Se prepara porque quanto você ainda estiver construindo seu castelo o que mais vai ter são pedras jogadas por outras pessoas, cabe a você saber o que fazer com elas: Usa-las na sua contrução ou deixar que elas derrubem tudo.
“O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. “Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel”, afirma Paulo Gregoraci, presidente da agência W/Brasil, de São Paulo. “A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate”, explica Gregoraci. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação – em caso de TV ou rádio – ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).”
Fragmentos retirados do site da Abril
Quer saber mais sobre essa prifissão? Assista