Moda
Roupas coloridas e muito extravagantes, maquiagem fora dos padrões comuns ocidentails e cabelos nas mais variadas tonalidades. Por lá, a maioria dos jovens buscam a sua personalidade, através das tribos urbanas. O street fashion japonês por exemplo é um estilo produzido para os adolescentes japoneses e exige ousadia por quebrar os padrões de moda tradicional. E até servem de inspiração para os estilistas da alta-costura. Lá o “show da passarela” é visto nas próprias ruas. A moda é uma mistura de elementos artísticos e, muitas vezes, com mangás e animes. Os estilos são os mais variados e mais ousados possíveis. Uma das tribos mais comuns por lá é a Rorikon, ou seja a moda Lolita, que eu inclusive já falei aqui no #ddq. Mulheres que se vestem como bonecas, com rendas, babados e cores em tons pastéis. Existem também as Gothic. Meninas que também gostam de rendinhas, mas em um visual beeeeeem mais black. Já as Girls Fashion são as típicas patricinhas , ou seja: roupas das melhores marcas mundiais e influências dos figurinos de celebs do momento.. Aqui no Brasil, até importamos algumas peças no nosso figurino que nem imaginamos que vieram do outro lado do mundo, a cintura marcada, por exemplo. O que para nós aqui no Ocidente pode ser considerado loucura e breguice, para eles é uma forma de expressão.
Os modelos de sapato são pra lá de diferentes, mas são febre do outro lado do mundo:
As japas não saem de cima do salto alto e pra aliviar as dores nos pés, adotaram de vez a moda do salto com meia! Toda garota adora um salto, mas, no Japão, as meninas são totalmente obcecadas: seja no trabalho, em shows ou até mesmo para ir ao supermercado, elas jamais descem do salto! As conseqüências desse costume fashion já podemos imaginar: bolhas, calos e muita dor nos pés. Lá no Japão, é super comum encontrar, em todos os lugares, lojinhas e bancas exclusivamente de meias. As cores e variedades são tantas que a dúvida é qual levar para casa, eu levária todas.
Quer se inspirar mais na moda japa? Entre!
Japanese Streets
Japanese Streets Chick (Flickr)
Style-Arena
Desenhos, glitter, adesivos, plástico e até enfeitinhos de porcelana! Esse estilo de manicure é febre entre as gurias no Japão. A mania pode até parecer meio estranha para você, mas no Japão, é super normal ver garotas usando essas unhas tri-enfeitadas. E acreditem, essa moda está chegando por aqui! Além de Rihanna e Katy Perry, Gwen Stefani, Paris Hilton, Lindsay Lohan e Fergie existem outras das celebridades que adotaram o estilo, e vocês já sabem né… Uma celebridade usou everybody ta usando.
Música
Uma cantora que faz muito sucesso por lá é a Yui! Ela canta pop e Rock Japonês. Nascida em 26 de Março de 1987 em Fukuoka, no Japão. Ela canta, toca violão e também compõe as suas próprias canções. Apesar de ser relativamente desconhecida fora do Japão, ganhou algum reconhecimento internacional com a canção “LIFE”, o quinto tema de encerramento juntamente com a canção “Rolling Star”, na quinta abertura da popular série de anime Bleach ( foi graças a essa série que eu a conheci),e atualmente na série de anime FullMetal Alchemist Brotherhood com a musica “again”.
Discografia Completa / Ouça + músicas/ Comunidade brasileira
No msn…
Para quem não conhece, os emoticons japoneses são beeem diferentes dos “nossos”. As carinhas não são mais viradas para o lado, usam mais caracteres e têm a carinha fofa de japonês! Olha que fofos:
(^_^) Feliz
(^_^)v Feliz fazendo (paz e amor “V”) com os dedos
m(_ _)m Pedindo desculpas
(>_<) Bravo
(ToT) Chorando
(^v^) Alegre
(- – ; ) Preocupado
((+_+)) Doente
[( – – )] Dormindo
(#^.^#) Tímido
?(O_O?) Supreso
?????? Supreso
(???) Rindo
????? Rindo
(*?m?) Insatisfeito
????? Insatisfeito
????; ? Hmmm
Tem também os fantasminhas japas
Eu? Gueixa?
Gueixa? Wtf? Por eu ter os traços meio Japs algumas pessoas dizem que eu pareço ter saido de um Hq! Outro dia um colega me chamou de gueixa e eu super monga não sabia o que significava. Pesquisei na internet e olha o que eu encontrei: São mulheres que estudam a tradição milenar japonesa e utilizam elementos artísticos para entreter seus convidados. Para isso, recitam versos, tocam instrumentos musicais, contam histórias, conversam sobre diversos temas, etc. É muito comum, até mesmo dentro do próprio Japão, que as gueixas sejam confundidas com prostitutas de luxo, o que não é verdade. O trabalho dessas mulheres não compreende o sexo, uma vez que as mesmas são artistas. A maior parte dos clientes de uma gueixa são homens mais velhos e que possuem grande admiração pela cultura japonesa. As gueixas transmitem a idéia de uma mulher perfeita, fazendo com que seus clientes se sintam valorizados e atraentes. Entretanto, ser cliente de uma dessas artistas é um privilégio apenas para indivíduos da elite: grandes empresários, políticos, famosos, etc. Para se tornar uma gueixa, a mulher precisa passar por um extensivo treinamento iniciado por volta dos 13 a 15 anos de idade. Nas épocas de recessão econômica, muitos pais vendiam suas filhas para as casas de gueixas (chamadas de okiya). Hoje em dia, as jovens escolhem se querem seguir esse caminho da mesma forma que optam por uma profissão. Embora esses artistas sejam importantes para manter viva a tradição e a cultura japonesa, o número de gueixas diminuiu grandemente ao longo dos anos: no início do século passado havia cerca de 80 mil gueixas no Japão, hoje estima-se que existam apenas 2 mil e claro, eu não sou uma delas!
É claro que isso não é tudo, tem muuuuuuuito mais coisas interessantíssimas sobre o Japão, basta pesquisar e se informar! [sonhando] Um dia ainda vou para o outro lado do mundo[/sonhando].
Enquanto isso não acontece…
Fontes:
Japão em foco
Wikipédia