você está lendo O Guia para o Volta às Aulas!

Por mais que ainda não estejamos preparadas, fevereiro já começou e trouxe com ele a rotina escolar e o tão temido primeiro dia de aula. Nós já passamos por isso diversas vezes, mas nas vésperas dessa data, acaba sempre dando aquele friozinho na barriga de ansiedade. Ainda mais que com o início ou o fim do ensino médio, muita gente acaba mudando de escola ou indo para a sonhada faculdade.

O que vesitr? Qual meke usar? Ele vai estar lá? Como são os professores?

Pensando nisso e atendendo a dezenas de comentários e emails, preparamos um guia básico de como encarar o primeiro dia de aula!

NADA DE VERGONHA

Quando eu entrei no Cefet, não conhecia praticamente ninguém (a maioria das pessoas da minha sala são de outra cidade). Do cursinho preparatório que fiz um ano antes, apenas duas ou três pessoas que eu nem conversava tanto passaram, ou seja, de uma sala de quase 50 pessoas 5 eu conhecia, e 3 eu conversava bem pouco. Era tudo muito novo pra todo mundo.

Hoje vejo claramente o quanto essa mudança me fez bem.  Quando comecei a conviver com novas pessoas, que não sabiam absolutamente nada sobre mim, tive a chance de me reinventar. Eu não tive mais que lidar com antigas opiniões entendem? A sala não tinha grupinhos formados (no primeiro ano) e todo mundo tratava todo mundo da mesma maneira.

INTRIGAS

Meu irmão já estudava no Cefet, então todo mundo se referia a mim como ‘a irmã do Maurinho’ ou a ‘emo’. Quando a lista dos aprovados saiu no site, todo mundo correu para encontrar os perfis do orkut e bisbilhotar no álbum, quer dizer, fui tachada como a fake emo antes mesmo que me vissem pessoalmente.

Antes do primeiro dia, rolou o trote. O cefet não é uma faculdade, e hoje em dia nem tem mais essa recepção para os calouros, mas na época, os veteranos faziam a festa com os novatos: Pintavam, mandavam pedir dinheiro, mastigar cebola, cortavam a roupa… Enfim!

No dia do trote, uma garota que já estudava por lá tirou uma foto minha (que eu tentei achar pra colocar aqui mas não consegui) e colocou no seu àlbum do orkut “Sorry Caloura, aqui não tem photoshop”. Mas o pior não foi isso, e sim os quase trezentos comentários de ‘amigos’ falando horrores de mim. Eu não tinha a mesma cabeça de hoje, e isso acabou me afetando bastante.

Lembro que foi difícil lidar com isso nos primeiros dias, só depois de um certo tempo parei de ligar para a opinião alheia. Sofri bastante, mas aprendi muito com tudo isso.  Percebi e entendi que para chamar atenção, algumas pessoas são capazes de absolutamente tudo. Por isso, hoje nada disso me afeta mais, sei que pessoas que fazem coisas desse tipo não merecem o meu ódio, só minha indiferença.

OS PROFESSORES

Depois que entrei no Cefet comecei a encarar os professores de uma maneira diferente: De malvados e carrascos, a amigos de confidência.  Por lá, a maioria dos professores tratam os alunos como amigos e isso é totalmente recíproco. Talvez por serem relativamente jovens, ficarem mais tempo por perto que nossos próprios pais ( são 10 aulas por dia minha gente) e frequentarem os mesmos lugares (festas e bares) essa relação acaba ficando bem forte.  Isso é bom tanto pra vida quanto pra sala de aula. Já perdi as contas de quantas vezes pedi conselhos para o meu (ex) professor de filosofia ou comemorei uma conquista com o de física, química e OMC.

Vai parecer papo de mãe, mas temos que colocar na cabeça que eles estão ali para nos fazer pessoas melhores. Então, se não os respeitarmos como podemos esperar o mesmo?

O QUE USAR?

Esse é um tema bem complicado de opinar, afinal, cada escola tem sua política de aceitação quando o assunto é o vestuário.  No Cefet, por exemplo, pedem para usar uniforme mas não é obrigatório (eu mesmo só uso em dias de prova) e na minha antiga escola (Colégio Imaculada Conceição), sem uniforme, os alunos nem entram na sala de aula. Separei então algumas peças para que vocês escolham de acordo com suas possibilidades.

Nesse calor é quase impossível sobreviver o dia inteiro usando calça jeans né?  Então, se sua escola liberar, aposte nos shorts de cintura alta ou nos de alfaiataria. Eles são super bonitinhos e passam uma imagem mais comportada, então dá pra usar sem neura dentro de uma sala de aula.

Sou apaixonada por jardineiras jeans, e acho que elas combinam bastante com o visual escolar que estamos procurando. O vestido xadrez é uma opção que só consigo imaginar uma caloura de faculdade escolhendo. Nunca fui de vestido pra aula, acho bem desconfortável e estranho até. Mas, se combinado com uma legging (não agora no verão, pela amor de Deus) quem sabe?

Sapato de escola tem que ser sapato confortável. Nada de salto viu? Coloquei na imagem algumas sugestões para que vocês escolham de acordo com o estilo pessoal. A minha predileta é a sapatilha de laçinho, fica um charme com calça jeans.

Na parte de cima dá pra variar bastante né? Existem milhares de modelos bem fresquinhos de blusas por aí. Mas, pra não correr o risco de errar, escolha uma T-shirt com estampa divertida. A melhor opção EVER. Oi? Na sua cidade não vende? Corre no site da Chico Rei que eles tem modelos super fofos e entregam até sexta.

Pra quem obrigatoriamente tem que usar uniforme, a dica é apostar sem medo nos acessórios. Uma mochila bonita, um headband moderno, um penteado legal, um make bem feito… Precisa de mais alguma coisa?  Dá pra ser diferente se vestindo igual.

QUAL MOCHILA?

As bolsas com estilo girlie, tem uma pegada romântica, vintage e tradicional, com direito estampa floral, bolsos laterais e fivelas. Já as com estilo rocker, aparecem sempre com um pouco da fofura feminina: Monstrinhos.

QUAL PENTEADO?

Com o calor que anda fazendo, a melhor opção é apostar nos penteados totalmente  ou com pequenas mechas presas. Coloquei três sugestões que estão super na moda para que vocês escolham qual combina mais.

QUAL MAKE?

O make ideal para usar na escola é o mais simples possível, afinal passar maquiagem todos os dias por um longo tempo acaba fazendo muito mal para a pele. Mas, em dias especiais, vale dar aquela caprichada no visual.   Por isso, como inspiração, trouxe os três exemplos de look que eu mais costumo usar no dia a dia e em festas. O grande segredo pra não errar (essa dica também vale para aprender as roupas) é saber equilibrar. Repare que quando o batom tem uma cor mais forte, o olho fica mais leve e quanto o olho é mais marcado o batom tem uma cor mais pro lado do nude.

SUGESTÕES DE LOOK:

(Imagens: Just Lia na tag Como usar, We Heart it e Fashiolista)

É sempre importante lembrar que o estilo próprio de cada pessoa vale muito mais do que qualquer regra de moda. É fundamental que você goste do que você veste, no contrário, você vai sempre ter incerteza e se sentir insegura quando uma pessoa aleatória fizer um comentário idiota.

Como você se sente nas vésperas do primeiro dia de aula? Conta pra gente!