Sabe aquela sessão de fotos que você vê por aí e pensa: Meu Deus, as minhas não ficam assim!? Pensando nisso, vou dar dicas de como fazer uma sessão própria, na sua casa mesmo! Pra isso, lá vão alguns tópicos importantes antes de colocar a câmera pra trabalhar.
CÂMERA PRONTA
A primeira coisa que você deve fazer é deixar a câmera protinha pra não ter nenhum contratempo na “hora h”. Na noite anterior, ou algumas horas antes, deixe a câmera carregando, você não vai querer vê-la apitando na hora daquela foto que você tanto imaginou, né?
SE INSPIRE
Enquanto a câmera carrega, o legal é você olhar flickrs, lookbooks, weheartits, tumblrs e tentar tirar inspirações para suas fotos. Ver fotos legais dá idéias, mas o objetivo é se animar e não copiar as fotos dos outros, afinal ninguém quer comprar briga atoa por aí. Eu fiz uma tag só para posts do tipo “Passeando pelo Flickr” no meu blog, você viu?
PLANEJE
Pense no lugar, como vai fazer pra chegar lá (as vezes é tenso só pensar e achar que vai chegar lá fácil fácil), pense na roupa que você vai usar, veja se ela não está lavando, monte tudo na sua cabeça e se for possível anote pra não esquecer nenhum detalhe.
PRODUÇÃO
No caso das meninas, escove os dentes antes de fazer a maquiagem pra não borrar tudo depois (não que os meninos não devem escovar os dentes, claro), depois é só se arrumar, se deixar linda/arrumadinho pras fotos!
A HORA DA VERDADE
Hora de ir pro cenário. Seja no seu jardim, ou na casa da sua amiga, peça seu pai pra te levar se for o caso, mas vá pelo amor que você tem a Deus, não desista no primeiro obstáculo. Chegando lá, hora de “reconhecer” o local, se olhar no espelho, ver se está tudo ok, pegar a câmera e começar a tirar as fotos!
FOTOS DE ROSTO
Acabou essa de biquinhos, paz e amor, hang loose, língua pra fora ou caretas, essa moda já passou faz tempo né gente? A onda agora é inovar nas poses, ângulos e expressões. Tirar fotos de baixo nem sempre é a melhor escolha, quem tem aquela papadinha intrusa acaba realçando-a mais ainda, e fotos muito de cima também não são nada legais, praticamente só aparece a cabeça, e o corpo tampado por ela. O meio termo é o ideal; varie nas posições, tire de lado, olhe pra câmera valorizando os olhos, olhe pra outros lugares, faça “carão” se souber, explore suas expressões!
FOTOS DE CORPO INTEIRO
Esse quase sempre é um problema. Onde colocar a câmera? Aí vai a dica: tem uma mesa? um murinho no cenário? Qualquer coisa que seja um pouco mais baixa que você vai servir. Eu mesmo tenho um murinho no meu terraço que serve perfeitamente para as fotos de corpo inteiro. Se você tem uma amiga ou amigo que tenha alguma noção de fotografia, melhor ainda! E se seu pai sabe mexer com madeira, peça ele pra fazer um tripé improvisado! Ou se o dinheiro não for problema, compre um tripé profissional que será melhor ainda.
O MAIS IMPORTANTE: NÃO SE PRENDA
Não faça dessas dicas uma lista de regras a serem seguidas. Tirar fotos é ter criatividade, criar, ter novas idéias, olhares, então a dica principal é: tire suas fotos e se sinta bem com elas, você é o protagonista e você decide! As dicas vão te ajudar a melhorar ao máximo as suas fotos e agora você vai poder tirar proveito de cada detalhe na sua sessão!