O Carnaval chegou ao fim e o ano começa oficialmente a todo o vapor. Escola, faculdade, cursos, shows, exposições, eventos, o país esta dando a largada para o novo ano e com ele todos os nossos compromissos e todos os eventos que queremos marcar presença. Junto com tudo isso vem a pergunta: Como não se perder no meio das obrigações e diversões e surtar com a chegada da primeira prova bimestral que você sequer lembrava a data?
Para isso, apresento quatro amigos indispensáveis do estudante/trabalhador/e de quem ama fazer o social, são eles: a tabela de horários, a agenda, o monthly planner e as listas. Vamos entender para quê servem e como usar cada um deles separados e juntos.
– A tabela fixa de horários
Primeiro de tudo, é importante que você crie uma tabela com seus horários semanais fixos. Sabe aqueles que não têm jeito nenhum de mudar, como o horário da escola, da faculdade, do trabalho, o curso de inglês, o ensaio do coral, etc? Por exemplo: 2ª a sexta – 7h às 12h – escola/ 2ª, 4ª, e 6ª – 20h às 21h – academia/ Sábado- 10h-13:30min – Curso de inglês.
Separe a primeira coluna para colocar os horários, divindos os períodos em manhã, tarde e noite (use cores diferentes) e a primeira linha para os dias da semana, de domingo a sábado. Vá combinando o dia com o horário de acordo com seus compromissos. Isso evita que você tenha que escrever todos os dias na agenda os mesmos compromissos.
PS: Não esqueça os horários das refeições, hein!
– A Agenda
Depois que tiver preenchido a tabela com todos os seus horários fixos, aí partimos para a agenda. Sim, eu sei que ter uma agenda cheia de bichinhos, adesivos e toda colorida é cute cute (confesso que já tive várias assim), mas precisamos de funcionalidade na hora de se organizar. Procure uma agenda que tenha, de preferência, os horários do dia em cada folha (facilita muito o trabalho!) e com a aparência limpa para que os compromissos não se misturem com as frases do ursinho Pooh.
Bom, a agenda deixamos para os compromissos mais voláteis (sem data muito certa ou que podem ser alterados), como o almoço de família na casa da tia ou o cinema com a galera que ainda está para confirmar. Dessa maneira, você evita marcar de ir fazer trabalho no mesmo dia da consulta ao dentista. Ah, não se esqueça de usar lápis para marcar na agenda.
– Monthly Planner
O Monthly Planner pode ser encontrados em papelarias, mas também é muito fácil de fazer sozinho ou baixar algum modelo pela internet. A ideia é que se tenha em uma única folha todo o calendário do mês visível (logo, serão 12 ao longo do ano). Nele vão ficar seus compromissos fixos, irremediáveis, como as provas bimestrais, os dias de apresentação de seminário, o aniversário da vó, o dia do resultado de exames, o show da banda favorita, a apresentação do irmãozinho na escola e outros.
Com o Monthly Planner fica mais fácil e limpo de visualizar os compromissos. Marque-os com caneta e não esqueça de dar uma olhadinha nele antes de anotar algo na agenda.
– Listinhas
Por fim, as listinhas. As listas são maneiras fáceis de fichar os compromissos pendentes. Elas servem para mapear as pendências e incorporá-las aos horários livres da agenda.Por exemplo, tenha uma lista de tarefas escolares e trabalhos a fazer. Carregue-a junto em todas as aulas e assim que o prof passar uma atividade, seja tarefa de casa, seja trabalho em dupla, vá listando de acordo com a matéria Na hora de montar a listinha, deixe uma coluna para a atividade, outra para o grupo a que ela pertence, o prazo máximo de entrega e se ela é em grupo ou individual. Vale para os prazos no serviços também.
Faça várias listas. Alguns bons exemplos são: lista de livros complementares para a faculdade ou filmes que tem que assistir ao longo do curso. Anote todos os títulos indicados nas aulas para que possa ir comprando-os ou lendo-os. Faça outra lista para materiais necessários ou comprar indispensáveis, que nesse caso pode ser o lápis de cor para a aula de ar, o dicionário para o curso de idioma, a mídia para a aula de informática ou ainda o grampo para a aula de ballet.
Não esqueça de uma listinha para Dicas e Coisas a pesquisar. Por exemplo: às vezes alguém fala uma palavra que você não conhece ou o assunto da conversa é um cantor/ blog/ revista que você não conhece. Anote tudo na lista Dicas e Pesquisas e no seu tempo livre pesquise sobre. Dessa maneira você só tem a agregar conhecimentos.
Dica: evite marcar compromissos no mesmo dia com curto intervalo de tempo. Marque-os com tempo suficiente para chegar de um ao outro, descansar e se organizar. Assim, você evita o estresse e tem cabeça para relaxar e aproveitar cada momento.