você está lendo Leitores: mandando bem no vestibular

estudando-para-o-vestibular

Faltam menos de trinta dias para o Enem e para ajudar nessa última etapa de estudos, o pessoal do site Descomplica me propôs o seguinte: pedir ajuda para os leitores que já passaram por essa fase de cursinhos e vestibular. A ideia é que cada um deles deixasse um breve depoimento com as melhores dicas e técnicas para uma boa performance na hora da prova. Selecionei os melhores comentários pra vocês, ó:

Débora Lima – Eu passei em Medicina direto do Ensino Médio, muita gente acha que é impossível, mas é só saber estudar. Esqueça o papo de “estudar pelo menos quatro horas por dia”. Cada caso é um caso. No caso de exatas, uma simples lida na teoria e muitos exercícios pode ser o suficiente. Enem é uma prova de conhecimentos básicos, a maior dificuldade é você que impõe. Eu não estudava muito em casa, porque na escola, durante as aulas das disciplinas que eu tinha facilidade ou de um assunto que eu já havia aprendido, eu fazia exercícios ou coisas assim, porque eu estudava de manhã, de tarde e de noite, e acabava não tendo tempo. Priorize a redação, para isso, leia MUITO sobre tudo. Durante a prova, não beba muita água (todo o tempo é precioso) mas esteja com a barriga cheia. Nas questões, geralmente precedidas por um texto enorme, leia primeiro o comando. Se você perceber que a leitura do texto é necessária, leia, se não (a maior parte dos casos), responda. Você verá que, ao final da prova, poupou muito tempo. Não se sinta mal se quiser abrir o facebook por uns 15 minutos a cada hora de estudo. Acho que é basicamente isso. Boa sorte a todos!

Jordana Cardoso – Quando se fala em ENEM, todos se apavoram, mas se você tiver calma e atenção na hora tudo vai dar certo. Quanto aos estudos, assista video- aulas, faça rascunhos, aprenda macetes para decorar as fórmulas e as sequências, tipo: Mãe Bem Gorda e Neurada, para se lembrar de Morula, Blástula, Gastrula e Neurula. Assim com esse macete existem muitos outros. Ah, não decore matéria, essa técnica não funciona no vestibular, na hora H vai esquecer tudo, tente entender, faça resumos e dê “aulas” para seus pais e amigos.

Fernanda Cândido – Acho que o jeito que eu melhor consigo fixar a matéria é explicando para alguém. Pegava minha mãe, pai e explicava a a matéria toda. E por um período dava monitoria na escola de todas as matérias. Você explicando fixa melhor. É muito importante fazer resumos, e tentar criar uma tipo de estudo que tenha a ver com o jeito que você aprende. Eu por exemplo se faço resumos longos eu esqueço tudo, mas se faço resumos curtos , dividindo em tópicos pequenos, me saio melhor.

Karoline Lemos – O que me ajudou muito em relação à tempo na hora das provas foi primeiro ler a questão, para já ter uma noção do que estava sendo pedido, os textos são muito longos e com muitas informações “desnecessárias” até, e ter uma base do que se procura contribui bastante, depois de ler a questão, eu lia o texto de uma a duas vezes, dependendo da dificuldade, e caso ainda sim não entendesse ou não encontrasse a resposta (nesse caso matemática, física, química, etc), eu passava para a próxima questão e destacava na questão que deveria voltar aquela depois. Fiz toda a prova assim e ao final voltava apenas nas que havia marcado, seguindo o mesmo processo. Muita gente reclama sobre o tempo de prova e pra mim, essa técnica me deu tempo de sobra para revisar as provas ao final com bastante calma.

Barbara Dos Santos – Estou passando por esse momento de vestibular, ENEM este ano. E uma coisa que me ajuda bastante é além de ler a matéria e assistir as video aulas, elaborar perguntas sobre o assunto, as vezes somente na minha cabeça mesmo, e respondê-las a mim mesma. É uma forma a mais de memorizar aquilo que foi estudado.

Raquel Nascimento – Fiz um ano de cursinho, em que frequentava o 3º ano pela manhã e o cursinho á tarde, além de estudar e fazer as tarefas pela noite rs. Bom, acho que refazer as provas anteriores da que você vai fazer ajuda demais. Além de testar os seus conhecimentos e poder analisar em que área você precisa se dedicar mais, te ajuda a conhecer o modelo de prova que você vai fazer. Já para a prova, eu levava sempre água e chocolate (a barra ou bombons), pois são bons pra despertar. Sair para ir beber agua e dar uma volta no meio da prova tambem ajuda a espairecer e esticar as pernas, o que te dá um conforto maior no restante da prova. No mais, manter a calma e tentar não se desesperar

Thayna Farias – Tenho aulas pela manha e a tarde e faço curso aos sábados e as vezes aos domingos, o diretor da escola diz que temos que estudar 20h semanais no mínimo, que isso é essencial, refazer os exames antigos, sempre ler revistas que retratam de política, atualidades, assistir jornal, LER jornal e se dedicar ao máximo, não só a sua específica, mas principalmente naquilo que você não gosta muito. Porque é obrigatório você entender da sua específica, assim como seus concorrentes, você sabendo as outras matérias você ganha vantagem.

Caroliny Dutra – Acho que a primeira coisa pra se dar bem em provas como essa, principalmente o Enem é não ter medo dela. Muita gente vai pra prova achando que vai encontrar um bicho papão. O Enem não é difícil, não é mesmo gente. O que torna o Enem difícil é as provas serem grande demais e com muita informação desnecessária pra questão e por isso se torna extremamente cansativo, porque vocês estarão sobre pressão durante a prova. Eu já passei por isso e sei como é. A gente estuda pra caraca pra decidir nosso futuro em 5h de prova. Então façam o seguinte, estudem bastante e não se prendam aos enunciados. Vocês só tem 3,5 minutos pra cada questão. Aquela historinha toda antes de cada questão é só pra cansar vocês, afinal se fossem só as questões a maioria passaria de boa pois não ficariam cansados de tanto ler, de tanto pensar na hora, de tanto se preocupar se tá demorando demais na questão… Tá em dúvida na questão? Marca com um X, círculo, risco e passa pra próxima, quanto mais rápido vocês se livrarem das que vocês tem certeza ou das que vocês considerarem mais fáceis, mais tempo vocês terão para as mais chatinhas e as que vocês não sabem o que fazer. Boa sorte à todos!

Laís Canton – Já passei por essa fase, e hoje eu curso jornalismo. Foi uma fase e tanto.. correria com estudos, desespero na hora H da prova, mas hoje eu vejo que eu podia ter tido mais tranquilidade, afinal prestar vestibular não é um bicho de 7 cabeças como todos dizem.. Basta prestar atenção em cada palavra do enunciado e esquecer do mundo, assim o simulado passa tranquilo e você tem mais chances de passar ou ter uma boa pontuação. Ter calma e paciência é essencial. Nada de ficar rezando no ultimo minuto.. Se você estudou, você consegue!

post-patrocinado

E vocês, como estão se preparando para o Enem? Comentem.