O MasterChef acabou ontem, mas, pra você, ele está só começando! Reunir os amigos e cozinhar é sempre uma boa ideia. A gente consegue juntar boas companhias, um papo legal e pratos deliciosos de uma só vez! E o melhor é que, geralmente, sai bem mais barato do que comer num restaurante, sem contar todo o processo de cozinhar, que sempre rende boas memórias! O quê? Você não sabe cozinhar muito bem? Eu também não, mas garanto: com as dicas e truques deste post, todos os convidados vão pensar que você saiu direto do MasterChef! :P Olha só!
A minha mãe sempre colocava o fermento na geladeira, até descobrirmos que a mudança de temperatura tende a alterar a textura e o sabor dele. Para testá-lo, basta colocar um pouquinho do ingrediente em um copo d’água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar, significa que está ok! Para o bolo ficar bom, use os outros ingredientes também em temperatura ambiente, tá?
Eita! Se enrolou com o tempo, perdeu a mão e o molho acabou queimando? Sem problemas. É só passá-lo para outra panela, colocar uma pitada de açúcar e continuar cozinhando mais um pouquinho. O gosto ruim de molho queimado irá embora!
Use água quente no preparo! Sim, a gente costuma colocar a água logo de uma vez e pronto, né? Mas se você esquentá-la antes de começar a preparar o arroz, pode deixá-lo mais soltinho, pois a água fria retarda o cozimento. Outra boa dica é usar umas gotinhas de suco de limão, que também ajudam a deixar o arroz mais leve!
Vai cozinhar algum legume? Então coloque um tantinho de sal na água para evitar que as células vegetais se rompam. Os legumes ficarão mais gostosos!
Gente, não é uma dificuldade cortar cebola? Parece que algo realmente muito triste aconteceu. Hahaha! Já tentei colocar óculos e muitas outras técnicas pra não acabar chorando, mas nada adiantou – até que descobri que deixar a cebola no freezer por dez minutos antes de cortá-las evita a liberação das enzimas que tanto irritam nossos olhos. Ufa!
A gente sabe que o sal pode causar aumento da pressão arterial e levar a problemas de saúde, né? Pois então! Em várias receitas, você pode trocá-lo por ervas como manjericão, coentro ou alecrim. E também tem outras menos conhecidas que também deixam a comida saborosa, como o estragão (parece bastante com erva-doce), que traz um sabor levemente adocicado e muito bom, ou o tomilho, que, além de ser saboroso, ainda decora o prato!
Ai, e não é que esse post me deixou com uma fome danada? Vou ali dar uma olhadinha na geladeira e, enquanto isso, você pode deixar um comentário ensinando outra dica legal! <3