Você quer começar a fazer vídeos para internet, para a sua família ou até mesmo só deixar os momentos que registra mais bonitinhos e compactados? Então você vai precisar de: 1. um editor de vídeos + 2. vontade de aprender + 3. tempo para assistir a alguns tutoriais. Sim! Dá para mergulhar de cabeça no mundo da edição de vídeos apenas com tutoriais do YouTube! Quer ver? Dá uma olhada nos exemplos que selecionamos!
Se você tem um computador com Windows, sabe que o editor que já vem instalado nele é o Movie Maker, um dos mais básicos dos editores. A verdade é que, com ele, não dá para fazer tantas coisas como daria se você estivesse usando os outros editores desta lista, mas ele já é um ótimo programa para iniciantes e quebra um galho beeem grande! No tutorial acima, você aprende a mexer nas principais ferramentas do editor da Microsoft: é tranquilo!
O Premiere é um dos editores de vídeo mais recomendados! Ele é da Adobe, a mesma desenvolvedora do Photoshop, Illustrator e outros programas. Neste vídeo do canal Pixel Tutoriais, você aprende em uma hora e meia (é um aulão, mesmo!) a mexer no Premiere e fazer desde as coisas mais básicas até aquelas um pouquinho mais avançadas – mas é claro que não muuuito avançadas assim, né? Estamos apenas começando, mas já vai dar para editar um vídeo de uma forma bem legal!
https://www.youtube.com/watch?v=fiOXTr-9UVw
O Sony Vegas é uma boa escolha de editor de vídeo, já que também possibilita que você edite da forma que quiser para alcançar o resultado pretendido. Ele é bem famoso! Aqui, você aprende coisas básicas, como começar um novo projeto, colocar efeitos de transição, arrumar configurações de vídeo, cortar cenas, etc. Vai dar para evoluir bastante!
Se você tem um computador da Apple, então sabe que ele conta com o editor iMovie, também consagrado como um dos melhores. No tutorial acima, o YouTuber Igor Saringer nos ensina noções básicas que você deve saber a respeito do editor, como aumentar o áudio, colocar transições e texto, entender efeitos de vídeo e áudio, mesclar dois vídeos, estabilizar um vídeo tremido, gravar sua própria voz em cima da gravação, salvar e exportar o vídeo pronto e muito mais. Ufa! Completíssimo, né? São 28 minutos de puro aprendizado!
Existem mais editores, como o Final Cut, o Wondershare, o Lightworks, o VirtualDub e alguns outros, mas, em geral, estes que apareceram acima são muito bons e conhecidos. Agora é só procurar o que serve mais para você, cabe melhor em seu bolso (alguns vêm instalados no computador e outros são pagos!) e partir para a edição!
Gostou do post? Vamos continuar conversando sobre tudo isso nos comentários!