você está lendo Sempre vocês, os meus amigos
amigos

Foto: Anne Mortensen

Por todos os conselhos trocados. Todas as opiniões, mesmo que conflitantes, todas as análises da situação e como isso, muitas vezes, acabava virando piada pra gente. Depois, todas as advertências, os “eu avisei!” revertidos em colos aconchegantes para desabafar.

Por todas as nossas conversas sem sentido. Pela intimidade que cultivamos, pelas fotos engraçadas que nos enviamos, pela liberdade de podermos falar sobre qualquer coisa – a qualquer hora – e receber uma resposta sincera (mesmo que, às vezes, meio afetada pelo sono…).

Por todos os caminhos diferentes. Porque chegamos a pensar que iríamos para a mesma direção, mas admitimos que somos pessoas distintas. Uns foram para um lado, outros para outro e, mesmo assim, seguimos fortalecidos. Porque quando a gente se junta, partimos do ponto em que paramos.

Por todas as brigas bobas que tivemos. As manias que irritavam os outros, as bobeiras às quais acabávamos dando ouvidos e as discussões sem sentido que elas rendiam. No fim, tudo acabava bem. A gente não aguentaria ficar muito mais tempo em silêncio, mesmo!

Por todos aqueles dias em que pensei que a risada não caberia dentro de mim. Quando nos olhávamos e tentávamos segurar o riso, pronto: ele explodia e não tinha fim. Nós não parávamos de rir nem por um segundo, enxergávamos a graça em qualquer coisa.

Por todos aqueles momentos em que vi tudo desmoronar. Quando parecia não ter mais jeito, eu não sabia o que fazer e fugir era, pra mim, a única saída viável. Não queria falar com ninguém, encarar o mundo ou pensar em nada. Mas vocês apareceram e, aos poucos, fizeram com que o sorriso voltasse ao meu rosto.

Depois de tudo isso, ainda há alguém neste mundo que ouse perguntar por que os meus amigos são especiais para mim?

Com vocês, aprendi que nunca estou sozinha. E mesmo que não possamos estar juntos fisicamente, a nossa amizade é tão forte que nem precisa disso para se fazer presente. Por trás de cada passo que dou, há a sombra de vocês, me ajudando a continuar.

Eu sei, as fases de nossas vidas mudarão. Mas, em meu coração, tudo seguirá do jeito que é, adaptando apenas algumas situações, um ou outro problema e nossas manias e trejeitos. Talvez tenhamos outras dificuldades, outras ocupações e o tempo até chegue a faltar. Porém, mesmo que apertado, os instantes que passaremos juntos continuarão sendo essenciais. Nunca deixaremos isso de lado.

Vamos continuar com a nossa amizade, que é imbatível, porque uma das partes mais lindas da minha vida sempre será vocês. Os meus amigos.