Oi, criatividade, você vem sempre aqui? ;) Se ela pudesse responder, você até saberia a resposta: nem sempre. Porque a doidinha, de fato, às vezes fica um pouco sumida e dá um certo trabalho correr atrás dela, trazê-la para as nossas vidas e aplicar seu poder nos desafios do dia a dia. Resolvemos, então, listar cinco coisas que fazemos para que a inspiração volte a se manifestar e nos presenteie com muitas e muitas ideias!
Parece clichê, soa como um clichê e você sabe bem: até é! Mas também é muito real e não adianta: se você já tentou sem sucesso resolver um problema, inventar algo ou fazer aquela ideia surgir, pare o que está fazendo e saia agora. Tente de fato sair de casa mesmo, dar uma caminhada e respirar novos ares. Às vezes, tudo o que está te impedindo é exatamente a estagnação, e ficar se forçando a fazer algo surgir disso nem sempre é o melhor caminho. Dar uma pausa de no mínimo uns 30 minutos pode ser ótimo! :)
A leitura é super importante. Disso a gente já sabe! Afinal, somos todos feitos de uma construção imensa de referências – portanto, as nossas novas ideias também! Everything is a copy of a copy of a copy – já diria a frase famosa e, não, isso não quer dizer que você terá que copiar algo que já existe, mas abrir o seu leque de assuntos e estar com a mente desbloqueada para qualquer área é algo que só vai acrescentar. Quer um exemplo? Você está procurando inspiração para fazer um CV criativo – e abre um livro de moda, que não tem nada ver com a sua área. Ali, lendo sobre técnicas e histórias, quem sabe você não detecta algo parecido com o ponto de partida do qual você precisa?
Acabamos de falar sobre leitura de um modo geral, quando os mais variados assuntos podem te inspirar. Mas também tem um tipo de leitura específica que ajuda tanto quanto: que tal ler obras que abordam a criatividade como tema? O livro “A Grande Magia”, de Elizabeth Gilbert, é um deles, e fala sobre como a famosa escritora faz quando precisa se inspirar e como ela enxerga todo este processo criativo. Nós o devoramos em poucos dias e adoramos a forma como nos estimulou a ter novas ideias. Outra sugestão bacana é pesquisar pelos “mais vendidos”, jogando “criatividade” na busca das livrarias online. Você vai encontrar muita coisa boa: leia as sinopses e faça um filtro!
Lembra do primeiro tópico? A ideia é válida aqui também, já que agora você vai “sair” da sua própria vida e pensar como o outro. Pois é! Uma coisa bem legal de fazer é buscar novos assuntos além dos que te cercam: se você está procurando inspiração para um texto de amor, ao conversar e aconselhar uma amiga, por exemplo, pode ser que sua mente construa algo bem mais empolgante e sólido do que a sua ideia original. por exemplo. Por isso, chamar a migs para um papo de alguns minutos no WhatsApp, saber como estão as coisas e se interessar verdadeiramente pelos assuntos dela não é um break estilo “estou perdendo tempo papeando”, mas algo que pode ser legal até para os seus próprios assuntos e para a sua criatividade! :)
Que tal recombinar significados? A nossa última sugestão é pegar o papel e a caneta e misturar coisas. Imaginar novos nomes para um filme já conhecido, pegar frases existentes e inventar ramificações com o mesmo significado, procurar palavras e tentar fazer um novo texto com elas, imaginar outros finais para um livro que tenha lido recentemente, procurar saídas para aquele artigo científico que você estudou… Brinque de mudar o que já existe: você vai perceber que sua mente traçará novos caminhos!
E aí, tem mais alguma dica pra nos dar com relação a fazer a criatividade surgir? Conte aqui nos comentários e vamos continuar conversando sobre este assunto! :)