Somos fãs do blog Garotas Estúpidas (praticamente um irmão deste aqui, sempre esteve em nosso blogroll) e também da Camila Coutinho. Por isso, quando recebemos o livro “Estúpida, Eu?” ficamos muito ansiosas para começar a leitura. Podemos dizer? Nós, Bruna, Fernanda e Auana, lemos e amamos cada página. Nos vimos em várias situações e, mais do que isso, aprendemos muito também. Neste post, vamos dividir com vocês 3 pontos que ficaram marcados e que funcionarão se você trabalha no meio digital, assim como nós – mas garantimos que também dá para levar pra vida!
Com 176 páginas, a edição do livro ficou incrível e, por dentro da capa removível, ele tem essa capa dura lindíssima e super elegante em vermelho. Bom gosto! :)
Descrição: Camila Coutinho é um fenômeno. Criadora de um dos blogs de moda mais influentes do mundo, o Garotas Estúpidas, hoje ela tem milhões de seguidores nas redes sociais, parcerias com grandes marcas globais, uma gama de produtos licenciados, estampa capas de revista e é presença garantida na primeira fila de todas as mais importantes semanas de moda.
Designer de Moda por formação e empreendedora por destino, Camila teve a ideia de criar o blog durante uma madrugada insone para trocar informações com as amigas numa época em que o conteúdo criativo na internet ainda engatinhava. Dez anos depois, ela compartilha em “Estúpida, Eu?” o que fez para transformar — com muita inteligência e jogo de cintura — o que era apenas um hobby em um grande negócio, além de compartilhar suas ideias sobre o que podemos esperar do futuro da moda em um mundo cada vez mais conectado.
A Camila logo no início do livro fala sobre situações em que ela teve que colocar a cara no sol e falar com as pessoas com quem precisava ou apenas queria falar. Sem vergonha total, ela usava toda a confiança que tinha guardada dentro de si e só ia! É claro que não é um jeito “cara de pau” sem noção, mas, com o radar do bom senso ligado e muita força de vontade, ela foi adquirindo contatos com uma frequência cada vez maior, puxando papo, sendo uma pessoa agradável e deixando claro seus interesses, sem ter medo de ser feliz. Sua história mostra e prova que dá muito certo!
Cami fala em diversas passagens do livro o quanto é importantíssimo pensar em estratégias. A lição vale não só para quem trabalha com internet, já que você termina os capítulos inspirada ao ver como ela transforma simples ideias em coisas palpáveis – depois de sempre anotar tudo direitinho, compartilhar com seu time e fazer reuniões para colocar o projeto em prática. São várias as situações em que ela tem um insight e trabalha em cima dele para fazer acontecer. Dá certo! Fica a lição: teve uma boa ideia? Não deixe-a passar batido. Mesmo que demore, planeje-se para desenvolvê-la.
Alguns percalços deram as caras durante a história de Camila e prometemos que não vamos dar spoilers por aqui, mas é importante falar que a forma como ela lida com eles é sempre muito eficiente. Aconteceu? Resolveu. Camila não é do tipo que deixa um problema se arrastar e aumentar e mostra que sempre lida com as adversidades com cautela, claro, mas no tempo certo das coisas. Aliás, também com bastante leveza.
Adoramos muito o livro e ficamos imensamente inspiradas. O Depois dos Quinze nasceu bem pertinho do Garotas Estúpidas e acompanhar os bastidores da história do blog e da Camila foi delicioso! :) Se você quiser comprar o “Estúpida, Eu?”, é só conferir este link.