Como falamos na matéria sobre “como se tornar uma blogueira de sucesso“, a edição padronizada das imagens em cada post é super importante para que o blog se torne um espaço com aspecto profissional e crie na rede, sua própria identidade visual. Algumas pessoas preferem criar um padrão próprio mais básico (como costumo fazer aqui no Depois Dos Quinze), outras seguir a linha de edição comum em grandes revistas (como a Bárbara do Fashion Gazette).
O problema é que nem todo mundo manda tão bem em edição de imagens. Tanto que é esse tipo de dúvida que mais costumo receber por email: Qual fonte você usou naquele post? Como você editou aquela imagem? Qual programa você usa? Pra facilitar e responder todas as perguntas de uma vez só, resolvi contar um pouquinho de como funciona a criação de cada post.
Uso o Photoshop Cs5 pra editar as imagens de cada post, que geralmente são tiradas do site we heart it. Para deixar minhas fotos pessoais (look do dia e imagens da semana) mais bonitas e vivas, geralmente uso actions (saiba como funciona nesse post) e curvas já prontas (depois explico melhor).
Em cada publicação uso pelo menos duas fontes diferentes: uma mais caligráfica (script), outra mais retinha (basic). Sempre tento criar uma paleta de cores que combine com o estilo do post e layout do blog. A ideia é que a montagem ou edição tenha um estilo próprio, e faça com que se alguém que a vê por aí, saíba que saiu (ou foi editada) por mim.
Depois que decido a pauta, busco as imagens, edito no photoshop e finalmente escrevo o post. Faço nessa ordem porque enquanto estou fazendo toda a arte, vão aparecendo novas ideias e inspirações. Assim, quando é a hora de escrever, já tenho tudo mais ou menos em mente. Muito mais fácil e rápido.
Por último, pra fechar com chave de ouro, trouxe algumas das minhas fontes prediletas (todas com opção de download grátis). Espero que gostem e usem bastante. Se você não faz ideia de como instalá-las, acesse esse tutorial.
governor do site lost type impact do site ascender impact label do site dafont josefin slab do site font squirrel junegull do site myfonts learning curve do site dafont lullababy do site dafont apple do site dafont. bebas do site font squirrel blackout do site sursly bm harry do site dafont cac champagne do site font squirrel clumsy do site kyle steed discipuli britannica do site dafont | earwig factory do site myfonts eraser do site dafont faraco hand do site dafont folk do site free typography fyra do site font squirrel mexcellent do site dafont minya nouvelle do site myfonts old car do site tackorama ostritch sans do site the league of moveable type pacifico do site dafont sexsmith regular from myfonts steelfish do site dafont superscript do site dafont strenuous black do site myfonts |
Qual fonte vocês mais gostaram? Comentem!