Oi, gente! Sou a Emi, do iemai, e a partir de hoje vou compartilhar algumas dicas e textos aqui no Depois Dos Quinze também. Hoje vim falar de fotografia, e decidi começar justamente por onde inicio todas as edições das minhas fotos: pelo contraste! Sou louca por fotos com cores muito vivas, mas esta dica pode ser adaptada de acordo com o seu gosto. Serve tanto para criar imagens “suaves”, com tons mais claros, como “sombrias” e escuras. Vá fazendo passo a passo, porque só ler o tutorial deixa tudo com cara de complicado, viu?
As funções que mais curto nos editores de imagens são as de Curvas e Níveis, que estão presentes em vários programas. Eu uso diariamente o Photoshop e o PicsPlay Pro, um aplicativo para celular que, na versão paga, também permite editar isso (a versão free permite apenas a edição de Curvas).
Para ensinar para vocês, escolhi usar uma opção gratuita, que é Pixlr Editor, um editor online que pode ser acessado por este link. Ele vai começar logo com a caixa para abrir imagem, escolha a que você quer usar e mãos à obra! A minha vai ser essa aí de cima, que saiu desse jeito da câmera.
Vamos começar pelas Curvas. É a ferramenta que gosto de usar para clarear as fotos. Ela pode ser acessada pelo menu superior: clique em Ajuste e depois em Curvas.
Essa caixinha que será aberta é onde você vai editar sua Curva. Clicando na linha diagonal você pode criar inúmeros pontos que podem ser arrastados para regiões do gráfico. Experimente puxá-los para várias direções para ver o resultado!
Use um pontinho puxado para a região superior – seguindo seu gosto, óbvio! – como na imagem abaixo para deixar a foto mais clara. Quando gostar do resultado, é só clicar em Ok. Se fizer bagunça, é só Cancelar e começar de novo.
Quem gosta das fotos clarinhas pode até parar por aqui! Nós vamos continuar mexendo no contraste. Vá em Ajuste e escolha a opção Níveis.
Esse é o histograma de níveis da sua imagem. Ele começa como nesse primeiro quadro abaixo, então arraste as setinhas para mexer no contraste! Você vai notar que o ponto da esquerda é relativo aos tons mais escuros da foto, os médios são controlados pelo ponto do centro, e o da direita é dos tons claros.
Eu já tinha clareado a minha foto como queria, por isso só mexi nos ponto da esquerda e do centro – puxei os dois para a direita até ficar tudo como eu queria. Você pode confirmar e voltar a fazer todo esse passo outras vezes até conseguir chegar ao resultado que quer!
Tcharam! A foto ficou assim no final. Dá para usar só as Curvas ou os Níveis (ao invés dos dois juntos) e alcançar resultados parecidos – ou nada parecidos, mas legais também! Eu gosto de editar assim porque consigo deixar a foto do jeitinho que eu gosto. ;)
Olha só a diferença da imagem:
Contem nos comentários o que vocês gostariam de aprender nos próximos posts. Quem quiser conversar e ver outras dicas, pode passar no blog ou no meu Instagram. Beijos e até o próximo post!