Dicas para quem pensa em fazer sua primeira trilha
Fazer uma trilha não é simplesmente andar por aí. Quem dera fosse, né? Também não é um bicho de sete cabeças, mas todo o cuidado é necessário: se você pensa em fazer a sua primeira aventura do tipo, nesse post trouxemos dicas simples para essa primeira jornada.
Não somente com base nas fotos que você vê por aí, certo? É claro que saber que determinado pico ou montanha são muito lindos é algo mega estimulante para começar a andar. Mas antes de partir, se atente a dois detalhes: o grau de dificuldade dessa trilha, o que geralmente vem sinalizado em placas, catálogos e até blogs sobre o assunto. Depois, sobre o tempo de trilha: lembre-se de multiplicá-lo por dois, por conta da volta.
Defina para qual lugar você vai
Tem detalhes que não podem passar desapercebidos: você já sabe se, para acessar essa trilha, terá que ir de carro ou se algum transporte público chega até lá? Depois, se é um parque, é necessária autorização dele ou reserva de vagas? São terras privadas? Confira tudo isso!
Considere a logística
Alguns lugares não irão ter água potável no meio do caminho assim como dessa foto. Lembre-se de levar snacks e água para não ficar com sede.
Leve o necessário
Vale a pena dar um duplo check na previsão do tempo, ver qual é o melhor horário do dia para essa trilha e também qual é o calçado mais indicado para ela: é uma botinha específica? Tênis serve?
Se atente às condições
No caso de trilhas mais abertas, você pode até pensar em ir com shorts mais larguinhos e confortáveis por conta do calor. Caso tenha bastante vegetação, calças são recomendadas para evitar carrapatos e outros bichos.
A roupa também é muito importante
Sabe o que pode ser muito legal? Uma caminhada de teste em um parque próximo de onde você mora. Você pode testar seu calçado, sua roupa, caminhar pelo tempo que irá pela trilha antes e testar tudo isso. Que tal?
Prepare-se fisicamente
Não se esqueça de fazer uma checagem final e boa trilha!