Apesar de no Brasil o dia dos namorados só ser comemorado no mês junho, graças a internet, entramos sempre no clima romântico dos paises que comemoram o dia em homenagem a São Valentim. Essa associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine’s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
Hoje em dia, não dá pra negar que a data passou a ter um valor bem mais comercial. A mídia e a as lojas em geral, aproveitam esse sentimento de confraternização e amor, para conseguirem um aumento em suas vendas. CAPITALISMO WINs!
Por mais que ainda não seja O NOSSO DIA dia de ganhar flores, chocolates e ursinhos trouxe imagens para que já entremos no clima.
177 textos de amor para você ler no Valentine’s Day
Amor nunca é demais.