Uma leitura que te prende do início ao fim
Publicado nos anos 70, esse livro poderia ter escrito ontem mesmo. “Kindred”, de Octavia Butler, é uma ficção científica que aborda temas como racismo, família e desigualdades sociais, enquanto nos envolve em uma história de volta no tempo de deixar qualquer um sem ar. Você tem que ler!
Conhecida como Grande Dama da Ficção Científica, Octavia escrevia como ninguém e por isso mesmo, colecionou tantos prêmios indicações. Sua obra continua mega relevante até hoje e, em “Kindred”, podemos entender bem o motivo.
O livro conta a história de Dana, que em determinado momento começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.
Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado. E essas viagens no tempo vão acontecendo repetidas vezes, num plot eletrizante.
Dana viaja sempre que Rufus, um antepassado, precisa de sua ajuda. O mais incrível dessa relação é que o relacionamento dos dois é bastante complicado, e a situação de desenvolve para caminhos extremamente delicados.
Os personagens tem sentimentos profundos a respeito de cada coisa que acontece, e o desenvolvimento deles ao longo da trama é evidente. Rufus, por exemplo, é um reflexo todinho do meio que está inserido.
É um livro bastante fluído, que te deixa com as emoções a flor da pele.
Com certeza, uma leitura que supera expectativas.
Agora é ler para entender ainda mais porque o livro vendeu mais de meio milhões de cópias no mundo inteiro. Quer garantir o seu?